Check-up da Próstata

2. CHECK-UP DA PRÓSTATA

Check-up da Próstata

A próstata é uma glândula que é responsável pela produção de hormônios e do liquido seminal que transportará os espermatozoides até a ejaculação.
A próstata encontra-se logo abaixo da bexiga, é envolvida pela uretra e aos 40 anos de idade pesa em torno de 20 gramas.
A incidência do cancer de prostata aumenta com a idade, casos abaixo de 40 anos são raros, entretanto estima-se que após os 80 anos a incidencia possa chegar ate os 60%.
A presença de histórico familiar de câncer de próstata eleva o risco do aparecimento da doença. Isso é mais importante quando a doença se apresenta em familiares de primeiro grau, como pais e irmãos, e com idade precoce.
Pacientes com etnia Negra tem maior chance de desenvolver câncer de próstata.
O sintomas mais comuns associados ao cancer de prostata são dor ao urinar, sangramento urinário ou no semen, fluxo de urina fraco e aumento da frequencia urinaria noturna. Porem, a grande maioria dos tumores são assintomaticos, ou seja , não causam sintomas ou apresentam sintomas somente nas fases mais avançadas da doença. Por isso, atualmente, homens com 45 anos e historia familiar de cancer de prostata ou negros ou homens com mais de 50 anos devem procurar o Urologista para avaliação completa de risco sobre cancer de prostata.
A avaliação preventiva do cancer de prostata deve ser realizada individualmente, recomenda-se a realização do PSA ( exame de sangue da prostata) conjuntamente com o toque retal. O exame de toque consiste na palpação digital da prostata via canal anal. Ë um exame indolor, que dura aproximadamente 10 segundos, nele o medico urologista analisará a presença de nódulos, o tamanho e a consistencia da glandula. O exame é fundamental, já que até 10 % dos tumores não produzem aumento de PSA no sangue.