Preciso de um Urologista?

2. PRECISO DE UM UROLOGISTA

Muitas pessoas acham que o Urologista é o medico responsável somente pela saúde do homem. A Urologia é uma especialidade clinico cirúrgica de ampla atuação, tratando pacientes do sexo masculino e feminino e de qualquer idade, de recém-nascidos até idosos. O médico urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, pênis e bolsa escrotal.

Sintomas Urinários

• Incontinência Urinária

Perda involuntária de urina. Em homens, é comum estar associada a problemas prostáticos. Em mulheres é principalmente causada por incontinência urinária de esforço (perde urina ao tossir ou ao esforço físico). Também pode ser causada por problemas neurológicos em homens e mulheres.

• Retenção Urinária

Incapacidade de esvaziamento adequado da bexiga, em homens esta associado a doenças da próstata e estenoses do canal uretral e em mulheres principalmente a infecções.

• Noctúria

Ato de levantar durante a noite para urinar. Pode ser causado por problemas prostáticos ou pelo aumento de produção de urina (diabetes, aumento de ingesta hídrica).

• Hesitação miccional

Demora para começar a urinar. Ocorre principalmente pela manha ou quando a bexiga está muito cheia, geralmente em pacientes com problemas prostáticos.

• Diminuição do fluxo urinário

Jato fraco, sem pressão, gotejamento pode ser causada por problemas prostáticos, estenose de uretra ou problemas funcionais da bexiga.

• Hematúria

Sangramento na urina, pode ser causada por infecções na bexiga, próstata e uretra ou presença de cálculos urinários. Nunca deve ser ignorada, pois ocorre com tumores do trato urinário principalmente de bexiga.

• Dor Lombar

Mais comumente provocada por doenças de coluna e do sistema muscular pode ser causada pedras nos rins e infecções urinárias como a Pielonefrite.

• Dor testicular

Toda dor testicular deve ser investigada, podendo ser uma urgência em casos de torção testicular (dor forte e de inicio abrupto). Outras causas são infecção, cistos de epidídimo, varicocele e hidrocele.

Sintomas Sexuais

• Manchas no Pênis

São comuns e nem sempre causadas por DST (Doenças sexualmente transmissíveis), devem ser examinadas e geralmente tem tratamento clínico com uso de medicamentos.

• Feridas e Verrugas no Pênis

mais comumente relacionadas a DTS (Doença Sexualmente Transmissíveis), devem ser examinadas e pode ser necessário a investigação com exames de rastreio laboratoriais.

• Ejaculação precoce

Atingir o orgasmo de maneira rápida causando insatisfação e ansiedade para o paciente e parceira sexual. O tratamento envolve medidas psicogênicas, mudanças de hábito sexual e uso de medicações

• Hemospermia

Sangue no esperma. Comumente associado a infecções ou a trauma durante o ato sexual. Costuma resolver-se espontaneamente, em caso de persistência devem ser excluídas causas mais graves como o câncer de próstata.

• Impotência ou Disfunção erétil

Incapacidade de conseguir ou manter uma ereção adequada para o ato sexual completo. Pode ter causas psicogênicas como ansiedade e depressão, ou orgânicas como diabetes, uso de medicamentos, tabagismo e pós cirúrgicos.

• Perda de Libido

Perda de desejo sexual, pode ser causada por deficiência hormonal, por problemas de relacionamento ou psicogênicos como a Depressão.