Muitas pessoas acham que o Urologista é o medico responsável somente pela saúde do homem. A Urologia é uma especialidade clinico cirúrgica de ampla atuação, tratando pacientes do sexo masculino e feminino e de qualquer idade, de recém-nascidos até idosos. O médico urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, pênis e bolsa escrotal.
Sintomas Urinários
Incontinência Urinária
Perda involuntária de urina. Em homens, é comum estar associada a problemas prostáticos. Em mulheres é principalmente causada por incontinência urinária de esforço (perde urina ao tossir ou ao esforço físico). Também pode ser causada por problemas neurológicos em homens e mulheres.
Retenção Urinária
Incapacidade de esvaziamento adequado da bexiga, em homens esta associado a doenças da próstata e estenoses do canal uretral e em mulheres principalmente a infecções.
Noctúria
Ato de levantar durante a noite para urinar. Pode ser causado por problemas prostáticos ou pelo aumento de produção de urina (diabetes, aumento de ingesta hídrica).
Hesitação miccional
Demora para começar a urinar. Ocorre principalmente pela manha ou quando a bexiga está muito cheia, geralmente em pacientes com problemas prostáticos.
Diminuição do fluxo urinário
Jato fraco, sem pressão, gotejamento pode ser causada por problemas prostáticos, estenose de uretra ou problemas funcionais da bexiga.
Hematúria
Sangramento na urina, pode ser causada por infecções na bexiga, próstata e uretra ou presença de cálculos urinários. Nunca deve ser ignorada, pois ocorre com tumores do trato urinário principalmente de bexiga.
Dor Lombar
Mais comumente provocada por doenças de coluna e do sistema muscular pode ser causada pedras nos rins e infecções urinárias como a Pielonefrite.
Dor testicular
Toda dor testicular deve ser investigada, podendo ser uma urgência em casos de torção testicular (dor forte e de inicio abrupto). Outras causas são infecção, cistos de epidídimo, varicocele e hidrocele.
Sintomas Sexuais
Manchas no Pênis
São comuns e nem sempre causadas por DST (Doenças sexualmente transmissíveis), devem ser examinadas e geralmente tem tratamento clínico com uso de medicamentos.
Feridas e Verrugas no Pênis
mais comumente relacionadas a DTS (Doença Sexualmente Transmissíveis), devem ser examinadas e pode ser necessário a investigação com exames de rastreio laboratoriais.
Ejaculação precoce
Atingir o orgasmo de maneira rápida causando insatisfação e ansiedade para o paciente e parceira sexual. O tratamento envolve medidas psicogênicas, mudanças de hábito sexual e uso de medicações
Hemospermia
Sangue no esperma. Comumente associado a infecções ou a trauma durante o ato sexual. Costuma resolver-se espontaneamente, em caso de persistência devem ser excluídas causas mais graves como o câncer de próstata.
Impotência ou Disfunção erétil
Incapacidade de conseguir ou manter uma ereção adequada para o ato sexual completo. Pode ter causas psicogênicas como ansiedade e depressão, ou orgânicas como diabetes, uso de medicamentos, tabagismo e pós cirúrgicos.
Perda de Libido
Perda de desejo sexual, pode ser causada por deficiência hormonal, por problemas de relacionamento ou psicogênicos como a Depressão.