Cálculos Renais

2. CÁLCULOS RENAIS

Tratamento Minimamente Invasivo para Cálculos Renais

A Litíase urinária é basicamente presença de cálculos em qualquer região do aparelho gênito-urinário formado por rins, ureteres, bexiga e uretra.

Frequentemente chamados de pedras os cálculos podem ter diversas origens, e de acordo com sua localização podem causar sintomas leves, graves ou não apresentar qualquer sintoma.

O tratamento clínico consiste na tentativa de expulsar os sedimentos com hiper-hidratação e minimizar os sintomas, utilizando drogas analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias, enquanto se aguarda a eliminação espontânea dos cálculos; já o intervencionista pode ser feito através da cirurgia aberta ou das litotripsias intra corpóreas ( minimamente invasivas).

O não tratamento de cálculos na via urinaria pode propiciar infecções urinarias recorrentes , perda progressiva da função renal e até insuficiência renal grave .

O tratamento minimamente invasivo será definido a partir do tamanho, da localização e do número de cálculos. As modalidades mais comuns são a Ureterolitotripsia Flexível a Laser e a Nefrolitotripsia Percutânea.
A Ureterolitotripsia Flexível a Laser consiste em introduzir um aparelho pelo canal da bexiga e do ureter para visualizar através de uma micro câmera os cálculos e então retira-los com pinças extratoras ou fragmenta-los com uma fibra laser.
Já a Nefrolitotripsia Percutanea é utilizada pra cálculos intra renais maiores e com densidade ( dureza) aumentada. Neste procedimento, o medico urologista, faz uma pequena incisão nas costas do paciente, por onde a micro câmera é inserida, a partir disto o calculo é fragmentado e retirado.
Nos procedimentos minimamente invasivos pode ser necessário a utilização de um dreno interno, chamado cateter Duplo J. Ele é responsável por facilitar a expulsão de fragmentos de cálculos, alem de auxiliar na drenagem de possíveis processos infecciosos do rim.

Ureterolitotripsia Flexível a Laser

Nefrolitotripsia Percutânea